
Inaugurou a ilha de Tavira, foi instrutor de
snowboard em Andorra, vizinho do Saramago em Lanzarote e agora é Local emprestado da Arrifana…
É João “Xoco” Diniz, o vencedor do programa “Ai os Homens” em entrevista para o
Tvrlocals:
Dizes no teu blog: “…moçe marfado e desvirginador da ilha do paraíso!” Ainda recordas o dia em que ela perdeu os 3?Epá, depende do que considerarmos desvirginador…pois aos nove anos (1980) já surfava em prancha de esferovite. Mais tarde, em 84, comprei a minha 1ª tábua (Tiki 7’qualquer coisa, single) a um amigo que já faleceu e a 1ª onda que apanhei até foi na praia do Barril. Lembro-me perfeitamente, estava um quebra coco do caraças…Mas na ilha já apanhava algo em frente à concessão do Vasco (trabalhava lá), depois é que comecei a surfar no molhe e aí já vinha malta das Cabanas, além de outros…mas no principio era só malta de Lisboa que vinha de férias…
Podes revelar-nos a receita para sobreviver a “ 7 anos no Tibete Andorrano”…tão longe do mar? Não há receita, mas estar a 3-4 horas de Hossegor e Mundaka ajuda…o resto nem sei como aguentei, mas andei doente mesmo, a sério! Depois Lanzarote (ilhas Canárias) compensou…surfar o ano todo em calções…
Conta-nos um pouco da tua experiência na esquerda de Mundaka. Foi difícil para um Local da ilha entrar no ritmo dessa Bomba?Neps, já surfava em Hossegor ondas grandes, sempre curti e também já tinha surfado por mais ocasiões em Mundaka (em surftrips com um amigo e o Cabanas). O pior é o crowd e os locals…mas se apareces lá mais vezes e és fixe, eles até são porreiros. Fiz bons amigos e já tenho saudades… a última vez que lá surfei emburaquei de tal forma que no fim saí cuspido e virado pelo avesso…Também conheci lá o rei Kelly e o amigo Tom Curren, com quem tive o prazer de mandar uma surfada!
Como foi o teu nome parar aos agradecimentos do filme “A Broke Down Melody” do músico/realizador Jack Johnson?Epá, cena marada, descobri isso á pouco tempo. Só me lembro de ajudar essa malta (nem conhecia o Jack) em Hossegor a tirar a carrinha que tinha ficado atascada na areia. Eles comentaram que estavam a fazer um filme e eu disse: “então vou aparecer no thanks”...estava no gozo e a cena pegou…ainda me lembro de escrever num papel como se dizia…
Hoje ainda te sentias capaz de vencer o "Ai os Homens"?Hummm…se fosse para cotas sim, porque a idade já se nota na pele… de resto na boa! Sinto-me jovem por dentro e não mudei muito na minha forma de ser com as mulheres. Continuo a respeitá-las, a achar que são deusas e que não podemos viver sem elas…Só acrescento que também é difícil viver COM elas…
Se tivesses de escolher entre a Ilha (com ondas regularmente…) e a tua nova morada, a Arrifana, para qual te inclinavas? A cena das ondas regularmente muda tudo, é claro que não troco a ilha por nada, mas as ondas da Arrifana…hummmm
Para terminar, quando é que organizas uma churrascada na tua casa na Ilha de Tavira?...Com TODOS os Locals presentes, é claro! (já te entalei).Já cá faltava… Se não partirem nada tasse bem…um dia destes…
Fica a promessa…
Carreguem nas imagens para ampliar
Fotos cedidas por Xoco
Imagem por Loris
Entrevista por Afonso