terça-feira, 10 de novembro de 2009

Os Pros em Portugal

Que o campeonato do mundo de surf passou por Portugal já todos sabemos. Que tivemos cá os melhores surfistas do mundo, não só a competir, mas também em sessões de freesurf, igualmente.
Nem toda a gente sabe é o que tem Tiago Pires a dizer sobre os seus colegas de profissão ou, mais importante ainda, o que levam os Pros desta estadia no nosso país. Agora que a poeira já assentou, o Tvrlocals dá a conhecer os bastidores (ou pelo menos uma parte deles) do circuito mundial.

A opinião do nosso anfitrião Tiago “Saca” Pires…

…Sobre o “manhoso” Kelly Slater: “É o meu surfista preferido. O Kelly não é uma pessoa fácil, não é muito dado. Às vezes parece que não é 100% honesto. Quando estamos dentro de água (…) ele manda uns palpites. Dizia-me pequenas coisas tipo ‘as ondas estão boas’ na tentativa de me desconcentrar. Existem também coisas subtis que ele faz como dar umas chapadinhas na água. Quase que me molha. Não me atira água directamente mas chega a tocar-me e incomoda-me. Isto é um dos jogos dele e não me deixo envolver. Quando estávamos a chegar ao pico, disseram as notas ao microfone e a minha era melhor. Ele atirou logo: ‘Fizeste algum aéreo?’, numa tentativa de me deitar abaixo, e eu, que raramente falo durante os heats, disse ‘quem me dera! Para se ganhar nove títulos mundiais (…) tem de haver momentos onde ele teve de ser manhoso. Ele engana toda a gente. Diz que não vai aos campeonatos porque está lesionado e depois aparece na hora exacta”.


Deixa tudo desarrumado e fuma na cama, o que me irrita e me deixa extremamente incomodado…mas gosto dele como ele é! Soa mais ou menos assim.

Foi Tiago Pires assediado por Kelly Slater?!?!


…Sobre o companheiro de equipa, Joel Parkinson: “É um pouco arrogante e a aparência tranquila e descontraída engana. Quer ganhar sempre e parece que não tem uma boa energia à volta dele. Por vezes parece ser um pouco cínico.”



Estará aquela polémica derrota em Teahupo na base desta opinião menos positiva sobre o Joel?? Talvez. O que vale é que entre o team internacional da marca Billabong reina o bom ambiente.


Pobre Tiago. Sempre a ser prejudicado…Uma carreira marcada por acontecimentos insólitos. Mas será tudo isto recente?? Vamos ver:



Estamos em 1996. O miúdo Tiago, com apenas 13 anos, viaja para o Havai onde espera participar num campeonato. Rita Seguro, então apresentadora do programa Portugal Radical e uma das meninas mais cobiçadas da altura, segue o surfista. Chegados à Meca do Surf mundial, Tiago é impedido de entrar na prova. Porquê? Ninguém sabe…


“Sagres 4 ever”. É este o título que Dane Reynolds dá ao vídeo recentemente postado no seu blog. Não encontrámos uma opinião do Saca sobre este surfista, mas por ter descoberto aquilo que realmente há de melhor no nosso país, merece o destaque.


Uma grade para o Dane sff!


Cj Hobgood
ficou no mínimo surpreendido ao abrir o embrulho oferecido pela organização da etapa a todos os surfistas.

Entre outras coisas, uma lata de sardinhas de Peniche e um shampoo da tão Portuguesa marca Garnier…Este nunca mais esquece o nosso país! (ver aqui)


Os Testemunhos do “Saca” são reais e na primeira pessoa. Foram retirados de uma entrevista ao jornal "i" e do excelente artigo “O melhor surf do mundo, por Tiago Pires”, feito pelo mesmo jornal.

Todos os vídeos foram filmados na costa portuguesa, antes e durante a etapa do campeonato mundial.