segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Quem é J.P. Viegas?

Se começar por dizer que o João Pedro Viegas, 21 anos, é o cozinheiro tavirense vencedor da 5ª edição do concurso gastronómico “A revolta do bacalhau”, podem não saber de quem estou a falar. Se a isto acrescentar que, este tal de J.P. Viegas, entre a confecção de um prato e outro, também apanha umas ondas, anda de moto 4, faz snowboard e joga paintball, talvez já saibam a quem me refiro. Agora se, por fim, vos disser que o J.P. Viegas é o mesmo homem que gosta de demolir paredes nas passagens de ano e abrir extintores nas jantaradas, com certeza vão responder sem hesitar: É O CABRA!


Sim, foi “o Cabra”. Foi “o Cabra” o vencedor, e não o fez com mais um prato de bacalhau com grão, ou bacalhau à Brás, ou mesmo bacalhau “com todos”… Venceu com "A Reviravolta do Trio Exótico, numa Revolta do Bacalhau da Noruega", o prato que criou para participar neste concurso. O nome não é propriamente fácil de fixar, mas o sabor convenceu o painel de júris, uma espécie de “Quem é quem?” da Cozinha nacional.

Criatividade e irreverência era o que procuravam, e foi exactamente o que “O Cabra” lhes deu. A receita com lombos de bacalhau, espargos verdes, beterraba, ananás, e especiarias exóticas, destacou-se entre centenas de outras e foi ao encontro daquilo que era pedido: Uma forma inovadora de confeccionar o tradicional bacalhau.

Nas palavras do próprio, “Estou muito contente com esta vitória. Foi uma experiência óptima. Penso que ganhei pela apresentação, pela criatividade e pelo sabor. Quero voltar a concorrer”.

A vitória rendeu uma viagem de 4 dias à Noruega, onde vai participar num “curso intensivo” de cozinha com o Chef Geir Skeie, vencedor do Bocuse d’Or deste ano (com este nome francês só pode ter prestígio), e, melhor ainda, uma visita ao programa do Goucha.

Provem o trabalho do João Pedro no restaurante “A ver Tavira”(contacto e localização no link). Levem as carteiras recheadas, porque qualidade e inovação pagam-se…e bem!


Imagens por Loris (carreguem para ampliar).

8 comentários:

Anónimo disse...

O cabra é o boss!! Mas ja ouvi dizer que roubou a receita ao Raul...ahahahahah
Ass: Loris

Botas disse...

Granda Cabra! Ja tinha ouvido falar que ele tinha jeito pra cozinha mas nunca pensei que tivesse neste nivel! Parabens camano! Eu tambem tenho andado a fazer a minha propria receita de bacalhau, chama-se "Bacalhau 'a Botas de Sa'", os aussies ate lambem o tacho!

Afonso disse...

"Bacalhau 'a Botas de Sa'" ahahahaha
Olha, as incrições pa este concurso voltam a abrir em janeiro de 2010. Podes sempre tentar...

Na troca de prendas do jantar de natal recebi 1 cachecol de portugal, vai dar jeito para te ir esperar ao aeroporto da próxima vez k visitares!

1 abraço

João disse...

Moss oh maluks...Só querem é bacalhau...Botas ? o cheiro do bacalhau Australiano é diferente ou não?
ahahahahahah
bacalhau bastante
é o q é importente.

João disse...

oh João o caralho...o meu nome é mescas! ahahahahh

James disse...

Ganda cachecol. mm bom pa levar um grafity daqueles...

Anónimo disse...

bom pessoal axo que isto está a pedir um post do youriding ahahaha

Afonso fax la isso !!!!

Dalinho

Pedro disse...

CABRA!, são 2h30 da manhã e acabei de abrir o Glen Grant (Malt Scotch Whishy)que me ofereceste no meu aniversário (do bruto e do chagas!
À NOSSA!!!! obrigado e, que fique bem claro, só descanso quando provar o "nosso" bacaláu... FEDERS