domingo, 13 de setembro de 2009

Tubarões no Algarve

Sabiam que a costa portuguesa tem uma grande riqueza em tubarões e raias há milhões de anos? Portugal é mesmo um paraíso para estes animais e para quem os estuda.
A nossa costa algarvia é bastante rica porque é um ponto de entrada e saída do Mediterrâneo. No entanto, praticamente toda a costa portuguesa tem muitos tubarões, salientando-se o Canhão da Nazaré, a zona de Sesimbra e alguns bancos a caminho da Madeira.
Podem acontecer ataques ocasionalmente, como podem acontecer ataques com qualquer animal. Dizem os entendidos que a conjugação do progressivo aquecimento das nossas águas com a escassez de alimento, leva estes bichinhos a aproximarem-se cada vez mais da costa.



O exemplar da foto foi capturado a menos de 10mt da praia de S. Lourenço – Ericeira.
A costa portuguesa tem mais de trinta espécies diferentes de tubarões, entre elas o famoso tubarão-branco que costuma passear-se nas águas junto ao Algarve, como podem verificar pelo mapa de distribuição global.



'Mapa de distribuição global do Tubarão branco'


Outras espécies que podem ser avistadas na nossa costa são:

• Cação
• Tintureira (ou Tubarão Azul)
• Anequim (Mako shark)
• Tubarão-de-pontas-brancas
• Tubarão-tigre
• Tubarão Martelo

Cá na ilha do paraíso já tivemos alguns encontros .
Preparem-se mentalmente para as surfadas de Outono/Inverno de água barrenta onde a visibilidade é quase nula e nunca se sabe o que anda à espreita…
Peace

13 comentários:

Patricia R. disse...

eles andam aiii.... que meeeeddddoooooo!! :/

Botas disse...

E olha que eu vou levar mais uns quantos na minha bagagem? Aqui ha para dar e vender... Abraco!

James disse...

Mister Botas-Como oldschool que és não recordas nenhum encontro com esta criatura?

choco disse...

eu ja vi muitos no pico, ainda no ultimo levante vi a cauda de uma tintureira, devia ter um metro e andava atras do peixe pequeno, mas nao é para alarme, a tintureira nao gosta de carne humana, mas se fosse um anekim...a conversa era outra e desses tb ja vi no pico ha muitos anos, de resto nas minhas viagens habituais de verao no velerio do meu pai é rara a vez que nao encontro um desses meninos...tintureiras entao...ainda na minha ultima pescaria de marlin tivemos uma dentada de um menino desses que esfarrapou o anzol..
spotdoxoco
spotdoxoco

Loris disse...

Eu tb costumo ver pelo menos uns 3 ou 4 cada vez que surfo cá na ilha.

James R. disse...

E não são muitos...
E não eram poucos!
Bastantes!!!!

MXU disse...

Hé...peixe desse calibre como eu frito ao pequeno almoço com pão torrado, agora perigoso perigoso são os enxarrôcos e as santolas que vão parar aos olhos d'um gajo depois de umas quantas cambalhotas lá em baixo.
Na é Nany?

Tiago Grosso disse...

lol A caixa de comentários deste blogue é a melhor de todas.
Realmente agora só me bastava mais esta preocupação com os tubarões brancos. Nada de especial no fundo até porque eu já me encontrei com vários ao longo da minha vida. Mas normalmente sou eu que assusto os pobrezinhos... lol
Ps. Agora tou cá a pensar que aquela brincadeira do bodysurf se calhar não é mt boa ideia. É que um gajo fica mais vulnerável...

choco disse...

tiago....alguem tem de ser o isco, na é??ihihih
spotdoxoco

Unknown disse...

Mesmo :c E logo em Portugal... :l

Unknown disse...

Nao tens medo :oooo

Unknown disse...

Aonde?

Unknown disse...

Medooooo tubarao branco e muito perigoso ne? Se vis apanha estao feitos. Quemme dera k estivessem em vias de extinçao.... :( :( :( :(